Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Barão Vermelho


O Ateliê Recordar Blog vai contar a história de uma banda de rockn roll que para muitos é a principal do Brasil. O Barão Vermelho nasceu em 1981, no Rio de Janeiro, formada por Roberto Frejat, Guto Goffi, Dé Palmeira e Mauricio Barros. No ano seguinte, os quatro integrantes juntaram-se ao vocalista Cazuza e gravaram seu primeiro LP, através do produtor Ezequiel Neves, que convenceu o diretor artístico e o presidente da Som Livre (pai do Cazuza) a gravar a banda. O álbum não alcançou grandes vendas, mas foi o marco inicial da trajetória do Barão. Em 1983 gravaram o segundo álbum e a repercussão foi tanta, que foram convidados para compor a trilha sonora do filme Bete Balanço. Desde então, seu som se espalhou pelo Brasil.


Aproveitando o sucesso, eles lançam o terceiro disco, "Maior Abandonado", e conseguem vender mais de 100 mil cópias em apenas seis meses. Em janeiro de 1985 participam do festival Rock In Rio e anunciam a saída do vocalista Cazuza, que parte para carreira solo. Frejat passa a ser vocalista e o Barão Vermelho assina contrato com a Warner. Nos anos seguintes a banda continua fazendo shows e gravando LPs. Em 1988 lançam o sexto álbum “Carnaval”, que tem a faixa “Pense e Dance” incluída na trilha sonora da novela Vale Tudo. Sucesso absoluto, o Barão fecha o ano fazendo o show de abertura da turnê de Rod Stewart no Brasil.


Em 1989, com a popularidade em alta, a banda grava seu sétimo disco, “Barão ao Vivo”. No ano seguinte eles participam do Hollywood Rock e foram considerados o melhor grupo nacional do festival. Com mais de uma década de estrada, o Barão Vermelho é eleito mais uma vez pelo público e crítica como o melhor grupo do Hollywood Rock 92. No mesmo ano, recebem o segundo Prêmio Sharp, como melhor banda de rock.


Durante os anos seguintes a banda continua sua trajetória de sucesso, até que em dezembro de 1999 lança seu primeiro DVD, “Balada MTV – Barão Vermelho”, que é uma retrospectiva eletro-acústica do grupo gravada ao vivo, com os melhores momentos da carreira em novos arranjos. Em 2001, depois de mais uma apresentação surpreendente no Rock in Rio 3, o Barão Vermelho faz uma pausa para seus integrantes desenvolverem projetos paralelos.


Em 2004 eles voltaram e lançaram “Barão Vermelho”, que mostra o puro rock’n roll do início de carreira, com hits como ‘Cuidado’ e ‘A chave da porta da frente’, que estouraram nas rádios de todo o Brasil. Em agosto de 2005, a banda gravou o primeiro DVD da carreira, no Circo Voador, o MTV ao vivo - Barão Vermelho, que teve alguns sucessos e a regravação de "Codinome Beija-Flor", com a inclusão da voz de Cazuza pelo telão do show. O álbum fez sucesso e garantiu mais um disco de ouro. Após uma turnê de dois anos a banda fez seu último show no Rio de Janeiro, antes de nova parada "de férias" - a segunda na década. Seus integrantes passaram a dedicar-se a projetos solo.


Antes da segunda parada, a banda lançou um livro sobre sua carreira e o DVD com o histórico show no Rock in Rio I. Em 2012, Frejat e Rodrigo Santos confirmaram através de entrevistas e nas redes sociais o segundo retorno da banda após cinco anos. A reunião foi uma comemoração pelos 30 anos de carreira do grupo e do lançamento do primeiro disco. Além das comemorações com uma turnê, ocorreu o relançamento do álbum Barão Vermelho, gravado em 1982, remixado e remasterizado, com faixas bônus, raridades e uma música inédita. Em 2013 a banda entrou novamente em recesso, sem previsão de volta.



FORMAÇÃO INICIAL

Cazuza (vocal)

Guto Goffi (bateria)

Roberto Frejat (guitarra)

Dé (baixo)

Maurício Barros (teclado)

FORMAÇÃO ATUAL

Roberto Frejat (guitarra e voz)

Fernando Magalhães (guitarra)

Rodrigo Santos (baixo)

Guto Goffi (bateria)

Peninha (percussão) faleceu em setembro deste ano.

PRINCIPAIS SUCESSOS DA BANDA BARÃO VERMELHO

CLIPE BETE BALANÇO (1982)

SHOW DO BARÃO NO ROCK IN RIO I (1985)

APRESENTAÇÃO NO GLOBO DE OURO “PENSE E DANCE” (1988)

BALADA MTV - ÁLBUM COMPLETO (1999)

SHOW CIRCO VOADOR - GRAVAÇÃO DVD MTV AO VIVO (2005)

DISCOGRAFIA

  • ÁLBUNS DE ESTÚDIO

1982: Barão Vermelho

1983: Barão Vermelho 2

1984: Maior Abandonado

1986: Declare Guerra

1987: Rock'n Geral

1988: Carnaval

1990: Na Calada da Noite

1992: Supermercados da Vida

1994: Carne Crua

1996: Álbum

1998: Puro Êxtase

2004: Barão Vermelho

  • COLETÂNEAS

1989: Melhores Momentos (Cazuza & Barão Vermelho)

2002: Pedra, Flor e Espinho

  • ÁLBUNS AO VIVO

1989: Barão ao Vivo

1991: Acústico MTV

1992: Barão Vermelho ao Vivo

1999: Balada MTV

2005: MTV ao Vivo

2007: Rock in Rio 1985

  • DVDS OFICIAIS

1999: Balada MTV

2005: MTV Ao Vivo (DVD)

2006: Box MTV Barão Vermelho (caixa com 3 DVDs)

2007: Rock in Rio 1985 (DVD)

FONTE: barao.com.br, Wikipedia


Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)





Posts Em Destaque
Atâlie Recodar - Conheça nossos posters!
Arquivo