Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Biquini Cavadão



O Ateliê Recordar Blog vai relembrar uma banda que vendeu mais de um milhão de discos e que inovou, em 2013, lançando um CD no formato Pen-Drive. Hoje vamos contar a história do Biquini Cavadão, que surgiu em 1985, do encontro, ainda no colégio, entre: Bruno Gouveia, Miguel Flores da Cunha, Sheik e Álvaro Birita. Eles foram descobertos por Carlos Beni, ex-baterista do Kid Abelha, e contaram com a ajuda de Herbert Vianna na escolha do nome da banda e também na gravação de sua primeira música: Tédio, que resultou no primeiro disco na Polygram. O hit Tédio, que intitula o nome do álbum, se destacou entre as melhores canções de 85 e a banda ganhou prêmios como revelação. Foi leito um dos dez melhores discos de rock de 1986. Em 1987 lançaram A Era da Incerteza, depois veio Zé em 1989.


O Biquini era uma banda essencialmente jovem dentro do Rock Nacional, que alcançou o estrelato com apenas 18 anos. O quarto disco Descivilização estourou a música "Zé Ninguém", que teve o refrão usado nas ruas pelos estudantes que pediam a saída do presidente Collor, mas foi "Vento Ventania" que consagrou a banda, como a música mais executada nas rádios. Além disso, o grupo foi convidado para abrir o show do Red Hot Chili Peppers no Hollywood Rock.


Em pleno auge mudaram-se para a Sony e lançaram o quinto disco: Agora, a música "Chove Chuva", um clássico de Jorge Benjor, ganhou uma nova roupagem pela banda. Sem nunca parar de dar shows, entre 1994 e 1998, os integrantes ainda tiveram tempo para investir em projetos pessoais, lançar um livro de partituras, apostar em estúdios de gravação, tocar nos Estados Unidos, produzir discos de diversos artistas e ingressar pioneiramente na Internet. Foi a primeira banda a disponibilizar email para contato com os fãs e a ter um site oficial.


Lançaram o disco biquini.com.br, pela BMG, contendo uma faixa interativa. A música "Janaína" logo se destacou como novo hit. As coletâneas com os maiores sucessos da banda também chegaram às cem mil cópias, e eles fizeram shows e apresentações em Portugal. Imersos na tecnologia, gravaram o disco seguinte com transmissão de fotos diretamente do estúdio, além de incluírem um diário de todo o processo. Escuta Aqui, que teve apoio da Apple, trouxe mais uma faixa interativa.


Em 2000, saiu o integrante Sheik e a banda voltou para a Universal, participou do Rock In Rio III e lançou um disco interpretando sucessos de seus amigos e contemporâneos da década de 80. As versões da banda para "Carta Aos Missionários" e "Toda Forma de Poder" do disco 80 ganharam força nos palcos, mas foi "Múmias", do próprio Biquini, que voltou com tudo nas rádios. A canção trazia a voz original de Renato Russo (falecido) em novo arranjo da banda para os versos "esperamos pela vida vivendo só de guerra" estourou nas rádios.


As novas "Dani", "Quanto Tempo Demora Um Mês" e "Vou Te Levar Comigo" também fizeram sucesso e resultaram, em 2005, no primeiro DVD do grupo. A banda conquistou CD de ouro e DVD de platina, justamente ao completar 20 anos, e também fizeram uma extensa turnê por todo país e fora dele. Tornaram-se presença obrigatória nos principais festivais e iniciaram em 2007 um novo ciclo, agora independentes. Gravaram três discos de uma só vez: as coletâneas 1985/2007 vols. 1&2 , o disco de inéditas Só Quem Sonha Acordado Vê O Sol Nascer.


Em 2008, gravaram no Circo Voador, seu segundo CD e DVD ao vivo. O sucesso do disco "80" , de 2001, rendeu-lhes o convite para um volume 2, desta vez, ao vivo. Com convidados projetados num telão digital, o Biquini fez uma homenagem ao rock brasileiro trazendo várias participações. A turnê deste CD passou por mais de vinte estados brasileiros. Ao mesmo tempo, o primeiro DVD Ao Vivo chegou à marca de diamante com mais de cem mil cópias vendidas, totalizando assim mais de um milhão de discos em sua carreira.


A banda continuou lançando apenas singles pela internet e videoclipes, em 2011 foi a vez de É Dia de Comemorar, que teve videoclipe dirigido por Carlos Coelho, guitarrista do Biquini, gravado no Reveillon 2011. Só em 2012, em meio a shows e turnês veio a ideia de um novo disco, que chegou ao mercado em 2013 em três formatos: CD, vinil picture disc e no inovador Pen-Drive NEO, uma proposta revolucionária. A música "Entre Beijos e Mais Beijos" foi o ponto de partida para que o álbum Roda-gigante do Biquini Cavadão rodasse o país, mas foi a faixa título, que rendeu ao grupo uma indicação ao Grammy Latino na categoria de melhor canção brasileira de 2013.


O sucesso do disco foi tanto, que impulsionou o Biquini a fazer um registro ao vivo em 2014, a cidade escolhida foi Goiânia-GO, por ser localizada no centro do país, e também ser um grande reduto de fãs da banda. Gravado no Palácio da Música no Espaço Oscar Niemeyer, Me Leve Sem Destino rendeu um CD duplo, um DVD e BluRay, que foram lançados pela Sony Music para celebrar os 30 anos da banda em 2015.



FORMAÇÃO INICIAL:

Bruno Gouveia ( vocal)

Carlos Coelho (guitarra)

Miguel Flores da Cunha (teclado)

Álvaro Birita (bateria)

André Sheik (baixo)

FORMAÇÃO FINAL:

Bruno Gouveia (vocal)

Carlos Coelho (guitarra)

Miguel Flores da Cunha (teclado)

Álvaro Birita (bateria)

PRINCIPAIS SUCESSOS:

TÉDIO (1985)

MÚMIAS (1986)

VIDEOCLIPE ZÉ NINGUÉM (1989)

VENTO VENTANIA (1991)

VIDEOCLIPE JANAÍNA (1998)

DANI AO VIVO (2005)

DICOGRAFIA:

  • Álbuns de Estúdio

1986 - Cidades em Torrente

1987 - A Era da Incerteza

1989 - Zé

1991 - Descivilização

1994 - Agora

1998 - biquini.com.br

2000 - Escuta Aqui

2001 - 80

2007 - Só Quem Sonha Acordado Vê o Sol Nascer

2007 - 1985/2007 - Sucessos Regravados - volumes 1&2

2013 - Roda-Gigante

  • Álbuns Ao Vivo

2005 - Ao Vivo

2008 - 80 Vol. 2 - Ao Vivo no Circo Voador

2014 - Me Leve Sem Destino - Ao Vivo

  • DVDs

2005 - Ao Vivo

2008 - 80 Vol. 2 - Ao Vivo no Circo Voador

2014 - Me Leve Sem Destino - Ao Vivo

Álbuns de remixes

1998 - Remixes

  • Compactos

1985 - No Mundo da Lua

1985 - Tédio

  • Coletâneas

1994 - O Melhor do Biquini Cavadão

1999 - Millennium

2000 - O Melhor de 2 - Biquini Cavadão e Capital Inicial

2001 - Sem Limite

2001 - Box Set - Os Primeiros 4 CDs

2002 - Gold

2005 - Novo Millennium

2013 - Hits & Raridades

2015 - Mega Hits

FONTE: Wikipédia, youtube, biquine.com.br

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)

Posts Em Destaque