top of page

Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Um Príncipe em Nova York (Coming to America 1988)


Acho que Eddie Murphy é o ator mais presente nas clássicas comédias dos anos 80 que invadiram a lar de crianças e adolescentes através da sessão da tarde. A lista de filmes é grande, mas o hoje Ateliê Recordar Blog lembra o divertido filme Coming to America, que ficou conhecido aqui no Brasil como Um Príncipe em Nova York, filme estadunidense, do gênero comédia, dirigido por John Landis em 1988, baseado em uma história originalmente criado por Eddie Murphy.


SINOPSE

Akeem (Eddie Murphy), príncipe herdeiro de Zamunda, África, se rebela contra o casamento arranjando por seu pai, o rei Jaffe Joffer (James Earl Jones), que concorda que o filho viaje por 40 dias. Assim Akeem vai para Nova York, se passando por um pobre estudante para encontrar uma noiva que não o ame por sua posição. Vai trabalhar em uma lanchonete e sente-se atraído por Lisa (Shari Hadley), a filha do seu patrão, Cleo McDowell (John Amos), que é interesseiro e atrapalha o romance, pois quer um bom partido para a filha, sem imaginar quem é na verdade seu funcionário. Akeem viajou com Semmi (Arsenio Hall), seu melhor amigo, que não gosta de se passar por pobre e faz gastos e toma atitudes que podem revelar a identidade de Akeem.


IMAGEM DVD

TRAILER

ALGUMAS CENAS DO FILME

PERSONAGENS PRINCIPAIS:

  • Eddie Murphy: príncipe Akeem Joffer, o príncipe dos Zamunda; Randy Watson, um cantor de soul com a banda Chocolate Sexual ficcional; Saul, o cliente judeu da barbearia, assim como Clarence, o dono da barbearia.

  • Arsenio Hall: Semmi, amigo de Akeem. Interpreta também o Reverendo Brown e o barbeiro Morris.

  • James Earl Jones: Rei Jaffe Joffer, pai de Akeem.

  • John Amos: Cleo McDowell, o empregador de Akeem e pai de Lisa.

  • Madge Sinclair: Rainha Aeoleon, a mãe de Akeem e a Rainha de Zamunda.

  • Shari Headley: Lisa McDowell, filha mais velha de Cleo por que Akeem se apaixona.

  • Paul Bates: Oha, um servo real.

  • Eriq La Salle: Darryl Jenks, o namorado de Lisa.

ANTES E DEPOIS DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS:

Eddie Murphy

Quando fez o filme tinha 27 anos, mas carinha de adolescente. O que falar desse ator? Muitos filmes, sucesso e escândalos, mas ainda presente em Hollywood.

Shari Headley

Fez outros papéis em seriados e na TV americana, mas nada de grande impacto. Se casou com um rapper, teve uma filha e 1 ano depois se divorciou.

Arsenio Hall

Comediante e apresentador de sucesso nos EUA.

John Amos

Ex jogador de futebol americano, fez muitos seriados nos anos 70. Participou da franquia Duro de Matar.

Eriq La Salle

Fiicou muito conhecido por seu papel na série ER (Plantão Médico), como Dr. Peter Benton, mas também é roteirista e cineasta. Já dirigiu vários episódios de Law & Order SVU.

James Earl Jones

Interpretou muito na Broadway e fez inúmeros filmes. Mas sua voz, extremamente marcante, é muito mais conhecida. Deu vida a Darth Vader (Star Wars) e o eterno Mufasa (Pai de Simba em Rei Leão).


Madge Sinclair

Madge era jamaicana e faleceu de leucemia em 1995, aos 57 anos. Também fez séries, outros filmes e deu voz a leoa Sarabi (mãe de Simba em Rei Leão).

CURIOSIDADES:

  • Em uma das paredes da estação de metrô aparece um pôster do filme Trocando as Bolas (1983), estrelado por Eddie Murphy e Dan Aykroyd e também dirigido por John Landis.

  • Eddie Murphy foi obrigado pela Justiça norte-americana a dar 19% da quantia ganha como autor da história à Art Buchwald, co-autor que não teve seu nome creditado.

  • Foi o primeiro filme de Cuba Gooding Jr. no cinema. Se resumiu em apenas uma ponta, praticamente um figurante sem fala.

  • John Landis e Eddie Murphy repetiriam a parceria em Um Tira da Pesada 3 (1994).

  • Na relação de agradecimentos dos créditos finais estão as autoridades zamundenses. Zamunda é o país fictício do qual o personagem de Murphy é príncipe.

FONTE: wikipedia.com, youtube.com, adorocinema.com.br, paisagemdejanela.blogspot.com.br

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)


Posts Em Destaque
Atâlie Recodar - Conheça nossos posters!
Arquivo
Participe do nosso grupo
RECORDAR É VIVER, REVIVER!
Recorde as músicas, brinquedos, moda e comidas da época. Participe das enquetes, veja clipes e volte no tempo conosco.

Primeira vez aqui em nosso site? Seja bem-vindo.

bottom of page