Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Legião Urbana



O Ateliê Recordar Blog de hoje vai relembrar a banda Legião Urbana, que surgiu em 1982 quando Renato Russo juntou-se a Marcelo Bonfá e aos outros integrantes. Foi Herbert Viana e Bi Ribeiro da banda Paralamas do Sucesso, que faziam parte da EMI-Odeon que levaram a fita demo do Legião para a gravadora. Os executivos da gravadora contrataram a banda e a Legião Urbana lançou seu primeiro álbum, em 1985, emplacando as canções “Será”, “Ainda é Cedo” e “Geração Coca-Cola”.


No álbum seguinte, batizado de Dois, as músicas: “Tempo Perdido”, “Índios” e “Quase Sem Querer” estouram nas rádios de todo o Brasil. O hit “Eduardo e Mônica”, que conta a história de dois jovens que se apaixonam apesar dos estilos diferentes de vida, conquista os jovens. O público considera o disco um dos maiores sucessos do rock nacional.


Em 1987 sai o terceiro álbum, Que País É Este, e a música "Faroeste Caboclo", considerada inicialmente muito grande, por ter nove minutos, estoura. A letra conta a saga do brasileiro João do Santo Cristo, um personagem criado por Renato, e que acabou virando filme em 2013. Uma nova, grande e lotada turnê nacional aconteceu neste período. “Que País é Este”, “Eu Sei” e “Angra dos Reis” também tocavam bastante nas rádios.


A banda entra em estúdio, e em 1989, lançam As Quatro Estações. Nove das onze músicas do álbum são amplamente tocadas e rapidamente o disco se torna o mais vendido da carreira da banda, com quase dois milhões de cópias, apenas no ano de lançamento. Em 1991, gravam o álbum V, mais reflexivo, decorrente da fase emocional de Renato, as músicas: “Teatro dos Vampiros”, “O Mundo Anda Tão Complicado” e “Vento no Litoral”, que foi composta para um ex-namorado, fizeram muito sucesso.


Em 1992 foi lançado o disco duplo Música Para Acampamentos, mas a Legião só entraria em estúdio e lançaria um álbum de inéditas em 1993. Batizado de O Descobrimento do Brasil, o álbum trouxe canções fortes e doces, que falavam de redenção e esperança. Inspirado pela fase em que ficou internado para se livrar de vícios, Renato compôs os sucessos: “Vinte e Nove”, “Perfeição” e “Vamos Fazer Um Filme”, que logo estouraram nas rádios. A banda resolveu dar uma pausa e o cantor aproveitou o tempo para tocar projetos solos, ele gravou dois discos e só em 1996 retomou as gravações com a Legião.


O álbum A Tempestade é lançado um mês antes da morte de Renato, e Uma Outra Estação, primeiro álbum póstumo, é de 1997. Estes álbuns trazem obras como “1º de Julho”, que Renato fez para Cássia Eller quando estava grávida, e as músicas: “Dezesseis”, “A Via Láctea” e “Antes Das Seis”, que viram sucesso. O ano de 1998 é marcado pelo lançamento da compilação Mais do Mesmo, uma coletânea com os maiores sucessos da banda. Em 1999 chega ao mercado o Acústico MTV, que traz a música “Hoje a Noite Não Tem Luar”, que se torna mais um grande sucesso da banda.


A Legião Urbana foi uma banda importante do rock brasileiro, nos anos 80 e 90, sendo referencia para os jovens, que se identificavam com as composições do fenômeno musical Renato Russo, porém, sem as sensacionais composições do artista, a Legião passa a viver de antigos sucessos. Surgem diversas compilações, tributos, trilhas sonoras e álbuns ao vivo, como o duplo “Como é Que Se Diz Eu Te Amo”, em 2001, e “As Quatro Estações - Ao Vivo”, de 2004.


Em 2015 surge o projeto Legião Urbana – 30 anos, quando os músicos Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, guitarrista e baterista do grupo, receberam da Universal Music (antiga EMI), a proposta de lançar uma edição especial do primeiro disco da banda. Durante o processo de pesquisa Dado e Bonfá tiveram vontade de tocar juntos novamente, surgiu então a ideia de montar um show para tocar o primeiro disco na íntegra e celebrar a Legião e Renato Russo. A turnê foi encerrada em dezembro no Circo Voador, no Rio de Janeiro.

FORMAÇÃO:

Renato Russo (vocal)

Marcelo Bonfá (bateria)

Dado Villa- Lobos (guitarra)

Eduardo Paraná (guitarra) até 1982

Renato Rocha (baixo) até 1989

Ico Ouro Preto (guitarra) até 1983

Paulo Paulista (teclado) até 1982

PRINCIPAIS SUCESSOS:

SERÁ (1985)

GERAÇÃO COCA-COLA (1985)

CLIPE OFICIAL - TEMPO PERDIDO (1986)

CLIPE OFICIAL – EDUARDO E MÔNICA (1986)

CLIPE OFICIAL - QUE PAÍS É ESSE (1987)

PAIS E FILHOS AO VIVO

VENTO NO LITORAL (1991)

HOJE A NOITE NÃO TEM LUAR (1992)

DISCOGRAFIA:

1985: Legião Urbana

1986: Dois

1987: Que País é Este

1989: As Quatro Estações

1991: V

1992: Música Para Acampamentos

1993: Descobrimento do Brasil

1996: A Tempestade

1997: Uma Outra Estação

1998: Mais do Mesmo

1999: Acústico MTV – Legião Urbana

2001: Como É Que Se Diz Eu Te Amo

2004: As Quatro Estações ao Vivo

2006: Uma Celebração

2009: Legião Urbana e Paralamas juntos

2011: Perfil

FONTE: wikipedia, youtube.com, legiaourbana.com.br,

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)

Posts Em Destaque