top of page

Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

RPM

O Ateliê Recordar Blog vai relembrar a banda RPM, que bateu recordes de vendagens da indústria fonográfica nos anos 80. Além disso, a banda vendeu mais de cinco milhões de discos em sua carreira.


A banda começou a ser formada em 1983, mas foi em 1984, já batizada de RPM, que começaram a trilhar o caminho do sucesso. Conseguiram um contrato com a gravadora Sony Music, gravaram um compacto que caiu no gosto do público e levou a banda a gravar o seu álbum de estreia, Revoluções Por Minuto. O sucesso do álbum foi tanto que o RPM emplacou rapidamente uma sequência de hits no rádio e alcançaram disco de ouro, devido a enorme vendagem.


Em 1986 gravaram um novo álbum, Rádio Pirata ao Vivo, que trouxe no repertório quatro gravações inéditas, sendo duas covers, e cinco faixas de Revoluções Por Minuto, com parte do registro de dois shows da histórica turnê. Rapidamente as vendas de Rádio Pirata Ao Vivo disparam e chegam a 3,7 milhões. O RPM transformou-se na banda de maior vendagem da indústria fonográfica nacional até então.


No ano de 1987 ocorre o lançamento oficial de um disco mix, intitulado RPM & Milton, com a participação do cantor Milton Nascimento. Mas o que marca o ano é o fracasso do projeto RPM Discos, um selo próprio do grupo. Após isso, a banda passa por uma situação difícil e conflitos entre seus integrantes causam a separação oficial do grupo.


A banda retomou as atividades no ano seguinte, com o álbum RPM, mais conhecido como Quatro Coiotes. O disco contou com tiragem inicial de 250 mil cópias, que foram bem vendidas. Apesar disso, o número era um fracasso para os padrões do RPM, que se separa novamente.


Em 2001, os quatro músicos do RPM se encontraram novamente para ensaiar, os antigos sucessos. Nasce a vontade de estarem todos juntos novamente nos palcos, gerando assim, o retorno do RPM. A banda voltou à mídia com o CD e DVD MTV RPM 2002, que trazia além dos grandes sucessos, canções inéditas como: “Onde Está o Meu Amor”, que acabou virando trilha de novela. O CD vendeu mais de 300.000 mil cópias, obtendo o disco de platina.


Em 2003, participaram do projeto Luau MTV e começaram uma nova turnê por todo o Brasil. Porém, divergências entre o grupo levaram a banda a acabar novamente. Os integrantes desenvolveram projetos musicais separados, porém ninguém chegou perto do sucesso alcançado pelo RPM.


Em 2008, a banda lançou a caixa Revolução! (RPM 25 anos) com quatro CDs e um DVD, cobrindo toda a produção da banda nos anos 80, incluindo o show Rádio Pirata ao vivo e programas como Globo Repórter e Chacrinha, além da biografia Revelações por minuto, de autoria de Marcelo Leite de Moraes e fotos de Rui Mendes. Porém, apenas em 2011 o retorno da banda RPM foi concretizado.


Dessa volta, nasceu o CD Elektra, com doze músicas inéditas e sete remixes. No final de 2012, Elektra foi indicado ao Grammy Latino, como Melhor Álbum de Rock. Desde então, a banda segue junta fazendo shows pelo Brasil e nós do Ateliê Recordar desejamos que eles continuem cantando seus sucessos por aí!


FORMAÇÃO INICIAL:

Paulo Ricardo (baixo e voz)

Luiz Shiavon (teclados)

Fernando Deluque (guitarra)

Paulo Pagni (bateria)

Moreno Junior (bateria) de 1983 até 1984

Charles Gavin (bateria) de 1984 até 1985

FORMAÇÃO ATUAL:

Paulo Ricardo (baixo e voz)

Luiz Shiavon (teclados)

Fernando Deluque (guitarra)

Paulo Pagni (bateria)

PRINCIPAIS SUCESSOS:

OLHAR 43 (1985)

REVOLUÇÃO POR MINUTO (1986)

RÁDIO PIRATA

A CRUZ E A ESPADA

ALVORADA VORAZ

DISCOGRAFIA

  • Estúdio

1985: Revoluções por Minuto

1988: RPM

1993: Paulo Ricardo & RPM

2011: Elektra

  • Coletâneas

2000: Vinte e Um RPM

2005: Maxximum

2008: Revolução! RPM 25 Anos

  • Álbuns ao vivo

1986: Rádio Pirata Ao Vivo

2002: MTV RPM 2002

  • DVDs ao vivo

2002: MTV RPM 2002

2008: Rádio Pirata - O Show

2011: Elektra Documenta

FONTES: Wikipédia, youtube.com, rpm.art.br

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)

Posts Em Destaque
Atâlie Recodar - Conheça nossos posters!
Arquivo
Participe do nosso grupo
RECORDAR É VIVER, REVIVER!
Recorde as músicas, brinquedos, moda e comidas da época. Participe das enquetes, veja clipes e volte no tempo conosco.

Primeira vez aqui em nosso site? Seja bem-vindo.

bottom of page