top of page

Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Os Goonies (The Goonies - 1985)


O Ateliê Recordar Blog relembra para você esse filme que fez das suas férias assistindo a Sessão da Tarde, mais legais. Os Goonies (no original, The Goonies) foi lançado em junho de 1985, produzido por Steven Spielberg, escrito por ele e Chris Columbus, e dirigido por Richard Donner. Conta ainda com a participação de Cyndi Lauper, cantando a música-tema do filme "The Goonies 'R' Good Enough". Na época, teve um extremo sucesso e arrecadou US $ 61,5 milhões pelo mundo, críticas positivas e é considerado nos dias de hoje como um filme cult.

SINOPSE

Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. Quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas, Os Goonies resolvem partir em uma grande aventura.

CAPA VHS

CAPA DVD

TRAILER

CHAMADA TELA QUENTE (GLOBO 1990)

PARTES DO FILME EM HD

PERSONAGENS

  • Michael 'Mikey' Walsh (Sean Astin): integrante do grupo os Goonies, perfil otimista e personagem principal.

  • Brandon 'Brand' Walsh (Josh Brolin): integrante do grupo os Goonies. Irmão de Michael.

  • Lawrence 'Chunk' Cohen (Jeff Cohen): integrante do grupo os Goonies, perfil atrapalhado. Apelidado de Gordo.

  • Clark 'Mouth' Devereaux (Corey Feldman): integrante do grupo os Goonies, perfil falador. Apelidado de Bocão.

  • Richard 'Data' Wang (Jonathan' Ke Huy Quan): integrante do grupo os Goonies, perfil inventivo.

  • Andrea 'Andy' Carmichael (Kerri Green): Amiga de Brand, por quem tem uma "quedinha" correspondida.

  • Stephanie 'Stef' Steinbrenner (Martha Plimpton): Melhor amiga de Andy, perfil nerd.

  • Mama Fratelli (Anne Ramsey): Família de bandidos, a mãe líder do bando.

  • Lotney 'Sloth' Fratelli (John Matuszak): Família de bandidos, irmão de Francis, Jake e o filho mais novo de Mama. Deformado e com mentalidade de criança.

  • Jake Fratelli (Robert Davi): Família de bandidos, irmão de Francis, Lotney e filho de Mama.

  • Francis Fratelli (Joe Pantoliano): Família de bandidos, irmão de Jake, Lotney e filho de Mama.

  • Rosalita (Lupe Ontiveros): Empregada da família de Mikey.

  • Harriet Walsh (Mary Ellen Trainor): Mãe do Mikey e Brand.

  • Irving Walsh (Keith Walker): Pai do Mikey e Brand.

  • Elgin Perkins (Curtis Hanson): Pai do Troy.

  • Troy Perkins (Steve Antin): Namorado oficial de Andy.

ANTES DE DEPOIS DOS PERSONAGENS

Sean Astin (45 anos)

Josh Brolin (48 anos)

Jeff Cohen (59 anos)

Corey Feldman (45 anos)

Jonathan' Ke Huy Quan (45 anos)

Kerri Green (49 anos)

Martha Plimpton (46 anos)

Anne Ramsey (faleceu com 59 anos)

Robert Davi (65 anos)

Joe Pantoliano (65 anos)

John Matuszak (faleceu com 39 anos)

Steve Antin (58 anos)

Mary Ellen Trainor (faleceu com 63 anos)

Keith Walker (61 anos)

Curtis Hanson (faleceu com 71 anos)

Lupe Ontiveros (faleceu com 70 anos)

CURIOSIDADES

  • Em 2010, o prefeito de Astoria (Oregon, Estados Unidos) anunciou oficialmente o dia 7 de junho como o "Dia dos Goonies". A cidade serviu como principal cenário para o filme.

  • O diretor de arte, J. Michael Riva, confessou que não achava o mapa "velho" o suficiente. Então, às vésperas de começarem as filmagens, ele resolveu usar café e, na falta de tinta, o próprio sangue, para envelhecer o papel. A produção tinha deixado Astin ficar com o mapa ao final do filme, mas sua mãe jogou o mapa na lixeira, muitos anos depois, pensando se tratar de papel velho, quando fazia uma faxina no quarto do rapaz.

  • A origem de Willy Caolho segundo o roteiro: William B. Pordobel era um bobo da corte, que foi banido da corte espanhola devido às suas pegadinhas. Ele resolveu montar um grupo de piratas e saqueou os navios dos reis e acumulou milhões. No entanto, sua embarcação foi atacada de volta pela realeza e Willy a escondeu em uma caverna. Ele e seus homens passaram um bocado de anos tentando reparar o navio e, nesse meio tempo, construíram uma rede de armadilhas para proteger o ouro.

  • O navio de Willy Caolho, "Inferno", foi inspirado na embarcação do filme O Gavião do Mar, de 1940. A peça usada nas filmagens era de tamanho real e levou dois meses e meio para ser construída.

  • John Matuszak, o eterno Sloth, foi um bem-sucedido jogador de futebol americano, tendo ganhado dois Super Bowls pelos Oakland Raiders, e o personagem aparece usando a camisa do time em uma cena do filme. Ele tinha que esperar cinco horas até a maquiagem de seu personagem ficar pronta e um dos olhos era operado por controle remoto. O jogador era considerado um símbolo sexual na época, chegando a posar nu para a revista playgirl. Infelizmente morreu em 1989, e as causas são estranhas até hoje. Especula-se que ele tenha sido vítima de insuficiência cardíaca decorrente do uso de anabolizantes; overdose, porque foram encontrados traços de um dos componentes da cocaína em seu sangue; ou mesmo pneumonia.

  • Jeff Cohen pegou catapora assim que foi selecionado para o papel de Gordo, mas ele com medo de ser substituido, apareceu no set mesmo assim.

  • Os personagens da família Fratelle foram inspirados na lenda de Kate Barker, a mulher que, ao lado dos filhos, foi acusada de praticar diversos crimes no início dos anos 1930 e entrou para a história policial dos EUA.



BRINQUEDOS DA ÉPOCA

FONTES: wikipédia, youtube.com, adorocinema.com, cineclick.com.br

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)

Posts Em Destaque
Atâlie Recodar - Conheça nossos posters!
Arquivo
Participe do nosso grupo
RECORDAR É VIVER, REVIVER!
Recorde as músicas, brinquedos, moda e comidas da época. Participe das enquetes, veja clipes e volte no tempo conosco.

Primeira vez aqui em nosso site? Seja bem-vindo.

bottom of page