Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark - 1981)


O Atelie Recordar Blog recorda um dos heróis mais bacanas da Sessão da Tarde. Estamos falando do primeiro filme de Indiana Jones, o arqueólogo mais querido dos cinéfilos. Indiana Jones and the Raiders of the Lost Ark (no Brasil, Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida) é um filme de aventura, dirigido por Steven Spielberg, que estreou em junho de 1981. Foi produzido por Frank Marshall e Howard Kazanjian, com produção executiva de George Lucas e roteiro de Lawrence Kasdan. É o primeiro filme da saga Indiana Jones e o segundo da cronologia da série. Se firmou como o filme de maior bilheteria do ano, além de ser considerado um dos maiores filmes da história. Em 1999, o filme foi selecionado para preservação pelo National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

SINOPSE

Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria "Os Dez Mandamentos" que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.



CAPA VHS


CAPA DVD



TRAILER

CHAMADA GLOBO (SESSÃO DA TARDE - 1994)

PARTES DO FILME EM HD

PERSONAGENS PRINCIPAIS

  • Indiana Jones (Harrison Ford): Personagem principal, professor de arqueologia e caçador de tesouros perdidos.

  • Marion Ravenwood (Karen Allen): Interesse romântico de Indiana e filha de Abner Ravenwood (mentor de Indy).

  • Belloq (Paul Freeman): Arqueólogo inimigo de Indiana que é contratado pelos nazistas para encontrar a Arca da Aliança.

  • Mayor Toht (Ronald Lacey): Membro da polícia secreta Nazista.

  • Sallah (John Rhys-Davies): O melhor especialista em escavações do Cairo, foi contratado pelos nazistas. É amigo de Indiana Jones.

  • Dr. Marcus Brody (Denholm Elliott): Comprador de antiguidades de Indy.

  • Coronel Dietrich (Wolf Kahler): É um impiedoso oficial nazista.

  • Satipo (Alfred Molina): Um dos guias de Indiana Jones.

  • Major Gobler (Anthony Higgins): braço direito de Dietrich.

  • Barranca (Vic Tablian):

  • Major Eaton (William Hootkins):

ANTES E DEPOIS DOS PERSONAGENS

Harrison Ford (74 anos)

Karen Allen (65 anos)

Ronald Lacey (faleceu em 1991, com 56 anos)

Paul Freeman (73 anos)

Denholm Elliott (faleceu em 1992, com 70 anos)

John Rhys-Davies (72 naos)

Alfred Molina (63 naos)

Wolf Kahler (77 anos)

Anthony Higgins (69 anos)

Vic Tablian (faleceu em 2008, com 75 anos)

William Hootkins (faleceu em 2005, com 57 anos)

CURIOSIDADES

  • Lucas começou a idealizar o personagem em 1973 com um argumento chamado As aventuras de Indiana Smith, inspirado nas séries Buck Rogers e Flash Gordon.

  • A ideia para o filme surgiu enquanto Lucas e Spielberg construíam castelos de areia em uma praia do Havaí. Spielberg queria fazer um filme ao estilo de James Bond, mas Lucas tinha uma ideia melhor: um filme chamado Raiders of the lost ark.

  • George Lucas pediu a Philip Kaufman, diretor de Vampiros de almas, de 1978, para desenvolver um roteiro. Kaufman inspirou-se na lenda da Arca Perdida dos Dez Mandamentos.

  • O nome original do nosso herói seria Indiana Smith. O sobrenome só mudou no primeiro dia de produção, quando Steven Spielberg disse a George Lucas que o nome não soava muito bem e sugeriu substituí-lo por Jones.

  • O primeiro ator contactado para interpretar Indiana Jones foi Tom Selleck, que teve que abdicar do papel devido ao seu trabalho na série de TV Magnum.

  • O roteiro original previa uma longa luta entre um homem com uma espada e Indiana Jones. Entretanto, como Harrison Ford estava com diarreia no dia de filmar esta cena, perguntou ao diretor Steven Spielberg se ela poderia ser diminuída. Spielberg por sua vez respondeu, em tom de brincadeira, que ela apenas poderia ser diminuída se Indy resolvesse apenas sacar sua arma e atirar no homem. Todos os presentes riram da ideia e o diretor decidiu filmá-la exatamente deste modo.

  • Nos hieroglifos encontrados por Indiana Jones no Poço das Almas, podem ser vistos, à direita de Indy, as inscrições com as palavras R2-D2 e C-3PO, outra homenagem saga Guerra nas Estrelas.O avião de Jock possui como registro a sigla "OB-CPO". Trata-se de uma homenagem a Obi-Wan Kenobi e C-3PO, ambos personagens da saga Guerra nas Estrelas, criada por George Lucas.

  • Os Caçadores da Arca Perdida é o primeiro filme baseado no personagem Indiana Jones. Foram ainda lançados outros três são: Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). O diretor Steven Spielberg anunciou que irá dirigir e produzir o filme Indiana Jones 5, ainda sem data de lançamento prevista.

  • Ganhou o oscar de 1982 nas categorias: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Montagem de Som e Melhor Mixagem de Som.



BRINQUEDOS DA ÉPOCA

FONTES: wikipédia, youtube.com, adorocinema.com, cineclick.com.br

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)


Posts Em Destaque