Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Roxette



Hoje é dia de música no Ateliê Recordar Blog! Vamos relembrar a dupla de pop rock sueca, Roxette, formada por Marie Fredriksson e Per Gessle. A dupla possui mais de 30 anos de carreira e alcançou o sucesso no final dos anos 80 vendendo mais de 60 milhões de álbuns no mundo todo. Só no Brasil eles vieram cinco vezes e fizeram shows nas principais capitais, além de participarem de programas de televisão.


Quando os cantores e compositores decidiram formar o Roxette, eles já eram artistas conhecidos. Mas a dupla só engrenou em 1986, quando gravaram um single em inglês "Neverending Love", que alcançou o Top 10 sueco. Fredriksson e Gessle então gravaram um álbum completo, e o Roxette se tornou um sucesso ainda maior na Suécia. Em paralelo eles continuaram com suas carreiras solo.


Em 1987, o Roxette lançou o álbum “Pearls of Passion”, que teve algumas faixas executadas em rádios europeias. O álbum seguinte “Look Sharp!” trouxe os singles: Chances, Dressed for Success e The Look. Curiosamente o sucesso internacional do Roxette é atribuído ao jovem norte americano Dean Cushman, que fazia intercambio na Suécia quando ouviu os singles. Ele levou uma cópia do disco para os Estados Unidos e pediu que uma rádio de Minneapolis tocasse The Look, o radialista então distribuiu a canção para outras estações e a música se popularizou.


O "caso Dean Cushman" fez a EMI lançar The Look nos Estados Unidos, juntamente com cópias do álbum "Look Sharp!". A música chegou ao topo dos rankings musicais de importantes mercados, como Alemanha, Japão e Austrália. Nessa época a Touchstone Pictures procurou a EMI e o Roxette para participar da trilha sonora do filme, Uma Linda Mulher, a trilha recebeu três álbuns de platina, e a canção It Must Have Been Love se revelou o maior sucesso do Roxette, alcançando o topo de rankings musicais em muitos países.


Em 1991 lançaram o terceiro disco “Joyride”, que foi certificado com álbum de platina e teve excelente vendagem. No ano seguinte lançaram o álbum “Tourism: Songs from Studios, Stages, Hotelrooms & Other Strange Places”, que reunia músicas remasterizadas, performances ao vivo e material novo. Em 1993 gravaram o single Almost Unreal para a trilha sonora do filme Super Mario Bros. No ano seguinte veio “Crash! Boom! Bang!”, que acabou sendo um enorme sucesso.


Em 1995, o Roxette lançou uma compilação de seus maiores sucessos, "Don’t Bore Us – Get to the Chorus! Roxette’s Greatest Hits". Em 1997, algumas das músicas de maior sucesso do Roxette foram traduzidas para língua espanhola, dando origem ao álbum Baladas En Español, sucesso de vendas na América Latina e na Espanha, onde foi álbum de platina. O álbum de inéditas "Have A Nice Day", foi lançado em 1999 e trouxe elementos de música tecno e house.


O Roxette assinou contrato com a gravadora Edel Music, em 2000, e lançou o álbum "Don't Bore Us, Get to the Chorus!" .No ano seguinte veio Room Service, que teve música incluída na trilha sonora da novela Um Anjo Caiu do Céu, estourando o hits "Milk and Toast and Hone, no Brasil. Os dois próximos álbuns foram compilações, “The Ballad Hits”, em 2002 e “The Pop Hits”, em 2003. Neste período Marie Fredriksson enfrentou problemas de saúde, mas em 2004 já recuperada voltou a trabalhar em sua carreira solo.


Em 2004, Gessle e o Gyllene Tider reuniram-se para comemorar o aniversário de 25 anos da dupla. Em 2009 eles se apresentaram por várias partes do mundo tocando seus quatro maiores sucessos: The Look, Listen To Your Heart, It Must Have Been Love e Joyride. Durante esse tempo, o Roxette decidiu gravar novos trabalhos, lançou "Charm School", em 2011 e "Travelling" no ano seguinte. O décimo álbum de estúdio, "Good Karma", só foi lançado em 2016 e por recomendações médicas, não houve turnê.


Os cantores sempre conciliaram suas carreiras solo, em paralelo, com o sucesso do Roxette. Foram diversos shows, turnês mundiais, gravações de álbuns, indicação e conquista de prêmios. Assim, Marie Fredriksson e Per Gessle, escreveram suas histórias de sucesso na música.


INÍCIO DA CARREIRA

ATUALMENTE

PRINCIPAIS SUCESSOS:

THE LOOK (1988)

LISTEN TO YOUR HEART (1990)

JOYRIDE (1991)

IT MUST HAVE BEEN LOVE (1992)

VULNERABLE (1994)

MILK AND TOAST AND HONEY (2001)

DISCOGRAFIA:

  • Álbuns de estúdio

1986: Pearls of Passion

1988: Look Sharp!

1991: Joyride

1992: Tourism: Songs from Studios, Stages, Hotelrooms & Other Strange Places

1994: Crash! Boom! Bang!

1996: Baladas En Español

1999: Have A Nice Day

2001: Room Service

2011: Charm School

2012: Travelling

2016: Good Karma

FONTES: Wikipédia, youtube, www.roxette.se

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)

Posts Em Destaque
Atâlie Recodar - Conheça nossos posters!
Arquivo
Participe do nosso grupo
RECORDAR É VIVER, REVIVER!
Recorde as músicas, brinquedos, moda e comidas da época. Participe das enquetes, veja clipes e volte no tempo conosco.

Primeira vez aqui em nosso site? Seja bem-vindo.