Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Karate Kid - A Hora da Verdade (The Karate Kid - 1984)


Naquele ano não teve uma criança que não quis praticar karatê ou ser Daniel San. O Ateliê Recordar Blog de hoje relembra o marcante filme The Karate Kid ou Karate Kid - A Hora da Verdade (título no Brasil). Drama com artes marciais norte-americano de 1984 do diretor John G. Avildsen e escrito por Robert Mark Kamen.

Foi um grande sucesso de público e continua popular até a atualidade. Também obteve comentários favoráveis da crítica, tendo Pat Morita recebido uma indicação de melhor ator coadjuvante ao Oscar e ao Globo de Ouro daquele ano.


SINOPSE

Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Miyagi, um veterano japonês (Pat Morita) mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.

CAPA VHS

CAPA DVD

TRAILER

CHAMADA GLOBO (SESSÃO DA TARDE)

PARTES DO FILME EM HD

PERSONAGENS PRINCIPAIS

  • Daniel LaRusso (Ralph Macchio): Personagem principal, garoto que busca ambientação na nova cidade e sofre bullying

  • Kesuke Miyagi (Pat Morita): Mestre de karatê que ajuda Daniel

  • Ali Mills (Elisabeth Shue): Interesse de Daniel

  • Johnny Lawrence (William Zabka): Ex namorado de Ali, aluno do mestre Johnny e principal rival de Daniel

  • John Kreese (Martin Kove): Mestre de karatê da academia de Johnny

  • Lucille LaRusso (Randee Heller): Mãe de Daniel

ANTES E DEPOIS DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS

Ralph Macchio (55 anos)

Pat Morita (faleceu em 2005, com 73 anos)

Elisabeth Shue (53 anos)

William Zabka (51 anos)

Martin Kove (70 anos)

Randee Heller (69 anos)

CURIOSIDADES

  • Chuck Norris era a primeira opção para ser o mestre do Dojo “Cobra Kai”, mas recusou por não querer interpretar vilões e achar que o personagem seria ridicularizado como mestre de Karatê.

  • O polêmico Charlie Sheen, conhecido pela série Two and Half Man, foi o primeiro convidado para viver Daniel Larusso, mas recusou por não gostar do roteiro.

  • O filme despertou uma “onda de Karatê” para crianças no mundo inteiro, a procura por escolas era enorme e uma grande quantidade delas foi aberta após o sucesso do filme, inclusive no Brasil.

  • O roteirista Robert Mark Kamen afirmou que batizou o Sr. Miyagi com esse nome em homenagem a Chōjun Miyagi, percursor do estilo de karatê Goju-ryu, que significa "estilo forte e suave".

  • "The Karate Kid" era o nome de um personagem da história em quadrinhos "Legião dos Super-Heróis", da editora DC Comics. A companhia, que detinha os direitos sobre o nome do personagem, concedeu uma permissão especial para a produtora do longa. Há um agradecimento para a DC Comics no final dos créditos.

  • O árbitro da luta final é Pat E. Johnson, um especialista em karatê e aluno de Chuck Norris. Ele colaborou em diversos filmes sobre a arte marcial japonesa. Em Karatê Kid - A Hora da Verdade ele é creditado como "instrutor de luta / coreógrafo".

  • Teve 3 filmes após Karatê Kid - A Hora da Verdade. Foram Karatê Kid 2 - A Hora da Verdade Continua (1986), Karatê Kid 3 - O Desafio Final (1989) e Karatê Kid 4 - A Nova Aventura (1994).

  • Em 2010, Karatê Kid ganhou uma refilmagem de sucesso, com Jackie Chan no papel do mestre e Jaden Smith como o jovem lutador. A curiosidade é que o novo filme é sobre Kung Fu e não Karatê, inclusive, na China foi lançado como Kung Fu Kid.

BRINQUEDOS DA ÉPOCA

FONTES: wikipédia, youtube.com, adorocinema.com, br-yahoocinema, hastelavista.com.br

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)

Posts Em Destaque