Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Os Fantasmas se Divertem - 1988


Quem não lembra do divertido e louco personagem chamado Besouro Suco? O Ateliê Recordar relembra hoje a comédia de humor negro Beetlejuice, ou Os Fantasmas se Divertem, como ficou conhecido no Brasil. O filme americano foi dirigido por Tim Burton, produzido pela The Geffen Film Company e distribuído pela Warner Bros. Foi o primeiro sucesso de Tim Burton e impulsionou as carreiras de Winona Ryder e Alec Baldwin. Beetlejuice foi um sucesso crítico e comercial, arrecadando US$73,7 milhões de um orçamento de US$15 milhões. Ele ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem. O filme gerou uma série de televisão animada que Burton produziu. Em 2012 foi anunciado uma sequência do filme original que não foi realizada.

SINOPSE Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O'Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.

CAPA VHS

CAPA DVD

TRAILER

CHAMADA GLOBO (SESSÃO DA TARDE - 2001)

PARTES DO FILME EM HD

PERSONAGENS PRINCIPAIS

  • Beetlejuice (Michael Keaton): Fantasma freelance "bio-exorcista", chamado para assustar os Deetzes.

  • Adam Maitland (Alec Baldwin): Marido de Bárbara e futuro fantasma preso em sua casa.

  • Barbara Maitland (Geena Davis): Mulher de Adam e futura fantasma presa em sua casa.

  • Lydia Deetz (Winona Ryder): Filha gótica de Charles de seu primeiro casamento.

  • Delia Deetz (Catherine O'Hara): Segunda esposa de Charles, escultora.

  • Charles Deetz (Jeffrey Jones): Ex-promotor imobiliário, pai de Lydia e marido de Delia.

  • Otho (Glenn Shadix): Designer de interior e amigo da família Deetz.

  • Juno (Sylvia Sidney): Assistente social do mundo dos mortos.

ANTES E DEPOIS DO ELENCO

Michael Keaton (65 anos)

Geena Davis (61 anos)

Alec Baldwin (59 anos)

Winona Ryder (45 anos)

Catherine O'Hara (63 anos)

Jeffrey Jones (70 anos)

Glenn Shadix (faleceu em 2010, com 58 anos)

Sylvia Sidney (faleceu em 1999, com 89 anos)

CURIOSIDADES

  • Em 1989 Beetlejuice virou série animada. O desenho rendou quatro temporadas e foi produzido pela Ellipse Programmé (França) e pela Nelvana (Canadá). Tim Burton foi produtor executivo da série.

  • Premiações: vencedor da categoria de melhor maquiagem no Oscar de 1989, indicado na categoria de melhor maquiagem e melhores efeitos especiais no BAFTA de 1989 e, no Prêmio Saturno de 1989, venceu nas categorias de melhor fime de terror, melhor maquiagem e melhor atriz coadjuvante (Sylvia Sidney), além de ter sido indicado nas categorias de melhor diretor, melhor música, melhor ator coadjuvante (Michael Keaton), melhor roteiro e melhores efeitos especiais.

  • Apesar do baixo orçamento, o filme foi um sucesso de bilheteria e abriu as portas para o diretor Tim Burton que anos mais tarde se tornaria um dos diretores mais respeitados de Hollywood.

  • Burton queria escalar Sammy Davis Jr. como o "bio-exorcista" Beetlejuice/ Betelgeuse (Besouro Suco), mas o estúdio não aceitou.

  • O estúdio não gostava do título original Beetlejuice, inspirado na constelação Betelgeusem, e queria batizar o filme de "House Ghosts" ou então "Scared Sheetless".

  • Jack Skellington, personagem protagonista de O Estranho Mundo de Jack aparece pela primeira vez em Os Fantasmas se Divertem (a caveira sorridente aparece no topo do chapéu circo/carrossel de Beetlejuice).

  • Catherine O'Hara entrou para o elenco do filme para substituir Anjelica Huston que, doente, precisou abandonar a produção.

  • A famosa cena do jantar seria embalada por uma música do grupo The Ink Spots, mas Jeffrey Jones e Catherine O'Hara achavam que a trilha deveria ser algo na linha do calipso, estilo musical afro-caribenho. Foi aí que Danny Elfman sugeriu "Banana Boat Song" de Harry Belafonte.

  • Beetlejuice usa diversos figurinos ao longo do filme, incluindo, além do famoso terno listrado, trajes de cowboy, guia de turismo, detetive dos anos 40, roupão de banho e um smoking rosa.

  • Originalmente Os Fantasmas Se Divertem seria um drama sobrenatural chamado "The Maitlands", que abordaria as dificuldades de um casal em se adaptar com sua vida pós-morte. As cenas escritas no roteiro do filme e vários dos personagens eram bem mais mórbidos originalmente e foi apenas quando o ator Michael Keaton pediu a Tim Burton liberdade artística para desenvolver seu personagem que o diretor resolveu transformar o filme em uma comédia de humor negro.











FONTES: wikipédia, youtube.com, adorocinema.com, g1.globo.com

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)


Posts Em Destaque