Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

O Rappa


O Ateliê Recordar Blog vai relembrar a banda de rock, O Rappa, formada em 1993. O grupo chama atenção devido as letras musicais, com forte cunho social. A fama foi alcançada com o lançamento de seu segundo disco, em 1996. Desde então, eles permanecem como uma das bandas mais aclamadas do rock brasileiro, com mais de cinco milhões de discos vendidos em todo o mundo.


A princípio a banda foi montada para acompanhar o cantor internacional, Papa Winnie, em suas apresentações, no Brasil. Porém após a série de shows, eles decidiram continuar juntos e buscar um vocalista, o escolhido para o posto foi, Marcelo Falcão. Juntos eles escolheram o nome da banda, e a ideia veio após ler no jornal a expressão "rapa", que designa o ato em que policiais interceptam camelôs.


Já consagrados por sua letras de alto nível, com três álbuns lançados e videoclipes premiados, O Rappa causou comoção e indignação, após ser excluído do Rock in Rio, por protestarem contra a organização. Em solidariedade, Jota Quest, Skank, Cidade Negra, Charlie Brown Jr. e Raimundos cancelaram suas apresentações.


Em 2000, o baterista Marcelo Yuka foi baleado durante tentativa de assalto, ficando paraplégico, apesar disso, ele conseguiu retornar a banda, no mesmo ano. Então, lançaram o disco Instinto Coletivo, com Yuka na bateria e três inéditas de sua autoria, porém, logo depois, ele desligou-se da banda, alegando ter sido expulso. O grupo decidiu seguir e Lobato assumiu como baterista titular.


Somente em 2003, após encarar uma reformulação, o grupo lança seu quinto álbum. Em seguida lançam o DVD homônimo, gravado ao vivo no Rio de Janeiro. Em 2005, a banda gravou o especial Acústico MTV e três anos depois lançaram um álbum de inéditas. Em 2009, O Rappa fez um show na favela da Rocinha, que rendeu outro DVD.


O grupo fez uma pausa de dois anos para descansar, após 15 anos na estrada, mas em 2011 eles voltaram a fazer show e em 2013, lançaram um novo álbum, que recebeu disco de ouro três meses após o lançamento. O último trabalho do Rappa, até o momento, é um acústico gravado em Recife, que foi lançado no ano passado, a banda segue em turnê pelo Brasil.

FORMAÇÃO:

Marcelo Falcão (vocal)

Alexandre Menezes - Xandão (guitarra)

Lauro Farias (baixo elétrico)

Marcelo Lobato (teclados/ bateria)

Marcelo Yuka (bateria) - saiu em 2001

Cleber Sena (percussão/ bateria) - de 1999 até 2013

Nelson Meirelles (baixo) - de 1993 até 1995

Início da carreira

Atualmente

PRINCIPAIS SUCESSOS:

PESCADOR DE ILUSÕES (1996)

ME DEIXA (1999)

MINHA ALMA (2000)

O QUE SOBROU DO CÉU (2000)

REZA VELA (2003)

RODO COTIDIANO (2004)

MONSTRO INVISÍVEL (2008)

SÚPLICA CEARENSE (2009)

DISCOGRAFIA:

1994: O Rappa

1996: Rappa Mundi

1999: Lado B Lado A

2001: Instinto Coletivo (Ao Vivo)

2003: O Silêncio Q Precede O Esporro

2005: Acústico MTV (Ao Vivo)

2006: Warner 30 Anos: O Rappa (Coletânea)

2008: 7 Vezes

2009: Perfil: O Rappa (Coletânea)

2010: Ao Vivo

2013: Nunca Tem Fim...

2016: Acústico Oficina Francisco Brennand

FONTE: youtube, Wikipedia, orappa.com.br, cultura.estadao.com.br

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)

Posts Em Destaque
Atâlie Recodar - Conheça nossos posters!
Arquivo
Participe do nosso grupo
RECORDAR É VIVER, REVIVER!
Recorde as músicas, brinquedos, moda e comidas da época. Participe das enquetes, veja clipes e volte no tempo conosco.