top of page

Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Engenheiros do Hawaii


O Ateliê Recordar Blog relembra a história da banda de rock Engenheiros do Havaii, que surgiu em 1984, na cidade de Porto Alegre. O grupo era formado pelos estudantes de engenharia: Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria). O primeiro show aconteceu em 11 de janeiro de 1985, e em menos de quatro meses de carreira eles conseguiram gravar duas músicas na coletânea Rock Grande do Sul, que reunia diversas bandas gaúchas.


Os Engenheiros do Hawaii gravaram o seu primeiro álbum: Longe Demais das Capitais, em 1986. Destacam-se as canções "Toda Forma de Poder", que foi tema das novelas Hipertensão da Rede Globo e Vitória da Rede Record, "Segurança", além de "Sopa de Letrinhas". Em 1987 eles lançam o disco A Revolta dos Dândis, mudando o estilo para um rock mais progressivo com letras críticas, eles estouram a música “Terra de Gigantes” e começam a lotar ginásios e estádio Brasil a fora.


Em 1989 lançam seu primeiro disco ao vivo “Alívio imediato” demonstrando o crescente sucesso da banda, que vem sendo aclamada pelo público e massacrada pela crítica. Os Engenheiros do Hawaii consagram-se no Rock in Rio II e em 1992 chegam ao seu sétimo álbum de sucesso. O seguinte é marcado por uma excursão pelo Japão e Estados Unidos e também por problemas e discussões entre os membros, resultando em uma disputa judicial pela marca Engenheiros do Havaii.


A banda sofre uma remontagem e só lança outro álbum em 1995, nos próximos dois anos o grupo se divide e os artistas chegam a se apresentar com outros nomes. O disco Minuano, de 1997 marca a volta dos Engenheiros com este nome, eles retomam o ritmo de gravações e show, mas em 1999 os Engenheiros mudam de gravadora saindo da BMG e entrando para Universal. Nestes três anos estouram inúmeros hits de sucesso como: "Eu que não amo você", “Somos quem podemos ser”, “Dom Quixote”, “3X4”, “A montanha”, entre tantas outras.


Em comemoração aos vinte anos de banda, completados em 2004, os Engenheiros do Hawaii lançaram o CD e DVD Acústico MTV. Em 2008 terminam a turnê e pelo menos temporariamente, a banda Engenheiros do Hawaii. O vocalista e líder da banda, Humberto Gessinger, declarou que os planos de retorno da banda são somente no ano de 2017. Enquanto eles não voltam a gente mata a saudade através do Ateliê Recordar blog.

FORMAÇÃO ATUAL

Humberto Gessinger (voz e cordas)

Gláucio Ayala (bateria, percussão e vocais)

Bernardo Fonseca (baixo)

Fernando Aranha (guitarra)

Pedro Augusto (teclados)

PRINCIPAIS SUCESSOS DA BANDA ENGENHEIROS DO HAWAII

APRESENTAÇÃO "SEGURANÇA" (1986)

CLIPE "SOMOS QUEM PODEMOS SER" (1988)

APRESENTAÇÃO GLOBO DE OURO "TERRA DE GIGANTES" (1988)

APRESENTAÇÃO PALACE SP "PARA SER SINCERO" (1990)

CLIPE "EU QUE NÃO AMO VOCÊ" (1999)

APRESENTAÇÃO ROCK IN RIO 3 (2001)

ACÚSTICO MTV - ÁLBUM COMPLETO (2004)

IMAGENS DIVERSAS

Formação inicial

Primeiro álbum da banda

Reportagem da época

Antes e depois do Humberto Gessinger

DISCOGRAFIA:

  • Álbuns de estúdio

1986: Longe Demais das Capitais

1987: A Revolta dos Dândis

1988: Ouça o que Eu Digo: Não Ouça Ninguém

1990: O Papa é Pop

1991: Várias Variáveis

1992: Gessinger, Licks & Maltz

1995: Simples de Coração

1996: Humberto Gessinger Trio

1997: Minuano

1999: Tchau Radar

2002: Surfando Karmas & DNA

2003: Dançando no Campo Minado

  • Álbuns ao vivo

1989: Alívio Imediato

1993: Filmes de Guerra, Canções de Amor

2000: 10.000 Destinos

2004: Acústico MTV

2007: Novos Horizontes

FONTES: Wikipédia, youtube.com, vagalume.com.br

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)

Posts Em Destaque
Atâlie Recodar - Conheça nossos posters!
Arquivo
Participe do nosso grupo
RECORDAR É VIVER, REVIVER!
Recorde as músicas, brinquedos, moda e comidas da época. Participe das enquetes, veja clipes e volte no tempo conosco.

Primeira vez aqui em nosso site? Seja bem-vindo.

bottom of page