top of page

Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Jurassic Park - 1993


Hoje o Ateliê Recordar Blog irá relembrar um filme que foi um marco em relação aos efeitos especiais e arrecadação de bilheteria. Jurassic Park (no Brasil, Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros) é um filme estadunidense de ficção científica e aventura dirigido por Steven Spielberg e baseado no livro homônimo escrito por Michael Crichton. Jurassic Park recebeu críticas altamente positivas, apesar de ressalvas à falta de desenvolvimento da história e personagens em oposição aos efeitos. Arrecadou mais de novecentos milhões de dólares em todo o mundo, tornando-se o filme de maior sucesso lançado até então (sendo ultrapassado somente quatro anos depois por Titanic), e sendo atualmente, a décima nona maior bilheteria de todos os tempos.

SINOPSE

Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

CAPA VHS

CAPA DVD

TRAILER

CHAMADA GLOBO (TELA QUENTE 1999)

PARTES DO FILME EM HD

PERSONAGENS PRINCIPAIS

  • Alan Grant (Sam Neill): Paleontólogo convidado a conhecer o parque.

  • Ellie Sattler (Laura Dern): Paleobotânica e aluna graduada de Grant.

  • Ian Malcolm (Jeff Goldblum): Matemático e teórico do caos.

  • John Hammond (Richard Attenborough): Bilionário, diretor executivo da InGen e criador do Jurassic Park.

  • Lex Murphy (Ariana Richards): Neta de Hammond. Cria laços com Grant durante o decorrer da história.

  • Tim Murphy (Joseph Mazzello): Irmão mais novo de Lex. Também cria laços com Grant.

  • Dennis Nedry (Wayne Knight): Insatisfeito controlador de sistemas do Jurassic Park. Na verdade é um espião da BioSyn.

  • Ray Arnold (Samuel L. Jackson): Engenherio-chefe do parque.

  • Henry Wu (B.D. Wong): Geneticista-chefe do parque.

ANTES E DEPOIS DO ELENCO

Sam Neill (69 anos)

Laura Dern (50 anos)

Richard Attenborough (faleceu em 2014, com 91 anos)

Jeff Goldblum (64 anos)

Ariana Richards (37 anos)

Joseph Mazzello (33 anos)

Wayne Knight (61 anos)

Samuel L. Jackson (68 anos)

B.D. Wong (56 anos)

CURIOSIDADES

  • Nos 127 minutos de filme, apenas 15 minutos mostram dinossauros. Desses 15, nove são dedicados a bonecos mecânicos e seis a animações feitas a partir da computação gráfica.

  • O casal de doutores Ellie Sattler e Ian Malcolm (vividos por Jeff Goldblum e Laura Dern) saiu das telas de "Jurassic Park" para a vida real. Depois de se conhecerem durante as filmagens, eles engataram um relacionamento e chegaram a ficar noivos entre 1995 e 1997.

  • Christina Ricci, Laura Linney, Dylan McDermott e Tom Sizemore foram reprovados em testes para o filme. Jim Carrey chegou a ser considerado para o personagem Ian Malcolm (Jeff Goldblum), mas sua entrevista foi péssima. Jodie Foster, Sigourney Weaver e Michelle Pfeiffer também foram cogitadas para o papel da doutora Ellie Sattler (Laura Dern).

  • Boa parte do realismo de "Jurrasic Park" pode ser creditado à sua profundidade sonora. Não por acaso, foi o primeiro filme a utilizar o sistema DTS (Digital Theater Systems), baseado em vários canais de áudio. Spielberg, aliás, era um dos investidores do formato nos anos 1990.

  • Steven Spielberg teve a ideia da cena que mostra um copo d'água vibrando à medida que o Tiranossauro se aproxima após perceber que o espelho retrovisor de seu carro balançava ao som da banda Earth, Wind & Fire. Para conseguir o efeito nas telas, ele utilizou o som de uma guitarra.

  • A cena em que o T-Rex aparece e devora um dinossauro onívoro Galimimo foi gravada na ilha de Oahu, no Havai. Foi a única tomada ao ar livre fora de Kauai, por causa do furacão Iniki.

  • Como a trama se passa em uma ilha fictícia do oceano Pacífico, perto da Costa Rica, a produção chegou a considerar as filmagens no país. Mas a ideia foi abortada após o governo costarriquenho proibir a construção de estradas para a equipe chegar às locações.

  • Parece difícil de acreditar, mas os Velociraptors que aparecem em algumas cenas (especialmente as da cozinha) nada mais são do que animadores vestindo trajes de borracha.

  • Apesar do realismo, a criação de dinossauros em laboratório mostrada no filme é cientificamente impossível de acontecer. Segundo cientistas, o material genético armazenado no sangue de insetos fossilizados, que serviu de base para a clonagem, duraria, no máximo, 7 milhões de anos. Os dinossauros foram extintos há cerca de 65 milhões de anos.

  • O espectador mais observador sabe que os doutores John Hammond e Ian Malcolm estão vestidos sempre, respectivamente, de roupas brancas e pretas. E isso não é por acaso. A ideia de Spielberg era ressaltar a diferença de personalidade entre eles: Hammond, sonhador, e Malcom, realista.

  • George Lucas trabalhou na pós-produção do filme. E foi supervisionando esse trabalho que ele teve a certeza de que a tecnologia já havia alcançado o patamar necessário para retomar "Star Wars".

  • O final original do filme era diferente. Mostrava Alan Grant (Sam Neill) atirando em um Velociraptor e, em seguida, usando o esqueleto do T-Rex para matar outro. Spielberg percebeu que precisava de uma última cena com o Tiranossauro e acrescentou o final que se tornaria clássico.

  • Na cena em que o T-Rex ataca as crianças no carro, o T-Rex Animatronic não deveria ter quebrado o vidro do teto do carro. Isso assustou as crianças, elas se desesperaram de verdade imaginando que os técnicos haviam perdido o controle do robô, e o resultado você já sabe, a cena ficou super-realista.

  • O filme originou três sequências: The Lost World: Jurassic Park, Jurassic Park III e Jurassic World, sendo lançadas em 1997, 2001 e 2015 respectivamente. Uma quarta sequencia foi anunciada e tem seu lançamento marcado para 2018.

  • Ganhou o Oscar de 1994 nas categorias: Melhores Efeitos Especiais, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Som e o BAFTA de Melhores Efeitos Especiais.



BRINQUEDOS DA ÉPOCA

FONTES: wikipédia, youtube.com, adorocinema.com, fatosdesconhecidos.com.br, gootrends.com.br.

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)

Posts Em Destaque
Atâlie Recodar - Conheça nossos posters!
Arquivo
Participe do nosso grupo
RECORDAR É VIVER, REVIVER!
Recorde as músicas, brinquedos, moda e comidas da época. Participe das enquetes, veja clipes e volte no tempo conosco.

Primeira vez aqui em nosso site? Seja bem-vindo.

bottom of page