top of page

Ateliê Recordar Blog

Filmes, séries, clipes musicais, desenhos animados, comerciais. Tudo que passou na tv durante os anos de 1980 e 90, porque recordar é viver, reviver!

Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop - 1984)


Hoje o Ateliê Recordar Blog lembra o filme que levou Eddie Murphy ao estrelato: Beverly Hills Cop ou Um Tira da Pesada como ficou traduzido aqui no Brasil é um longa-metragem de comédia e ação policial de 1984. Esse primeiro filme da franquia (teve 2 continuações), ganhou o People's Choice Award para "Filme Favorito", foi indicado para o Globo de Ouro de Melhor Filme - Comédia / Musical, e ainda recebeu uma indicação ao Oscar em 1985. O filme arrecadou um valor estimado de 234 milhões de dólares na bilheteria, tornando-se o maior hit de 1984.

SINOPSE

Poucas horas depois de chegar em Detroit, Mikey Tandino (James Russo) foi morto. Axel Foley (Eddie Murphy), policial e seu melhor amigo, viaja para Los Angeles, pois tinha sido o último lugar onde Mikey trabalhara. O emprego de Mikey tinha sido conseguido por Jenny Summers (Lisa Eilbacher), amiga de ambos, que administra uma famosa galeria de arte em Beverly Hills. Porém Foley tem de fazer tudo informalmente, pois está fora do caso, e pretende seguir a pista do possível mandante do crime, Victor Maitland (Steven Berkoff), o chefe de Jenny e dono da galeria. Apesar de Maitland ser considerado um dos maiores marchands do país, Axel acredita que ele usa o mercado de arte como fachada e consegue que dois relutantes policiais locais, Billy Rosewood (Judge Reinhold) e Taggart (John Ashton), se unam a ele nas investigações.



IMAGEM VHS


IMAGEM DVD

TRAILER

CHAMADA GLOBO (CINEMA ESPECIAL - 1989)

PARTES DO FILME EM HD

PERSONAGENS PRINCIPAIS

  • Axel Foley (Eddie Murphy): Personagem principal. Detetive do estado de Detroit que vêm apurar assassinato de amigo fora de sua jurisdição, em Beverly Hills, Los Angeles.

  • Jenny Summers (Lisa Eilbacher): Amiga de Axel e Tandino, trabalhava na mesma galeria de arte de Tandino.

  • Victor Maitland (Steven Berkoff): Bandido principal. Dono da galeria de arte.

  • Detetive Billy Rosewood (Judge Reinhold): Policial de Los Angeles, se torna amigo de Axel.

  • Sargento Taggart (John Ashton): Policial de Los Angeles se torna amigo de Axel.

  • Tenente Bogomil (Ronny Cox): Tenente e superior de Billy e Taggart em Los Angeles.

  • Mikey Tandino (James Russo): Amigo de Axel assassinado.

  • Chefe Hubbard (Stephen Elliott): Chefe de polícia em Los Angeles.

  • Jeffrey (Paul Reiser): Policial de Detroit amigo de Axel.

  • Zack (Jonathan Banks): Bandido, braço direito de Maitland e assassino de Mikey.

  • Inspetor Douglas Todd (Gilbert R. Hill): Chefe de Axel em Detroit.

  • Serge (Bronson Pinchot): Afeminado que trabalha na galeria.

ANTES E DEPOIS DOS PERSONAGENS

Eddie Murphy (55 anos)

Lisa Eilbacher (60 anos)

Steven Berkoff (79 anos)

Judge Reinhold (59 anos)

John Ashton (68 anos)

Ronny Cox (78 anos)

James Russo (63 anos)

Stephen Elliott (faleceu em 2005, com 87 anos)

Paul Reiser (59 anos)

Jonathan Banks (69 anos)

Gilbert R. Hill (faleceu em 2016, com 85 anos)

Bronson Pinchot (57 anos)

CURIOSIDADES

  • Foi o filme mais visto nos EUA em 1984, arrecadando U$ 234,3 milhões. No mercado internacional também foi considerado um grande sucesso para a época, com U$ 81,6 milhões em caixa.

  • A primeira opção dos produtores para Axel Foley era Mickey Rourke, mas as negociações não avançaram. O estúdio fechou com Sylvester Stallone, mas duas semanas antes das filmagens ele desistiu e o papel caiu no colo de Eddie Murphy. Eddie Murphy só tinha 23 anos quando estrelou a comédia policial.

  • A revista Empire considera Axel Foley um dos 100 melhores personagens do cinema de todos os tempos.

  • No oscar, o filme foi indicado ao prêmio de melhor roteiro original.

  • O Inspetor Todd, chefe de Folley, interpretado por Gilbert R. Hill era detetive de verdade na época. Ele trabalhava no Departamento de Homicídios de Detroit. Após sua atuação foi promovido e virou presidente do Conselho Municipal da Cidade.

  • Trilha sonora: seja instrumental ou a canção, sua trilha sonora foi um grande sucesso, atingindo a posição de #1 da Billboard. O tema “Axel F” deu a Harold Faltermeyer o Grammy de melhor trilha. Sua canção (“The heat is on” – Glenn Frey) foi a canção #2 do ano.

  • Mumford, uma escola de Detroit, chegou a receber milhares de pedidos da camiseta. O personagem de Murphy usa a camisa do colégio.

  • No filme se utilizou uma tecnologia avançada para a época. Numa cena vê-se Axel e Rosewood rastreados através de um dispositivo GPS, o que não se tornou comercialmente disponível até os anos 1990.

  • Serge: Sucesso no Brasil na série de TV Primo Cruzado (1986~1993), Bronson Pinchot fez muito sucesso como o especialista em artes afeminado Serge, que adapta o nome de Axel Foley de uma maneira bem divertida. Ele não participou da primeira continuação (1987), mas fez novamente uma ponta divertia no terceiro (1994).

  • Damon Wayans – da série Eu, A Patroa e as Crianças – fez uma ponta ao interpretar o rapaz que entrega as bananas para Axel sabotar o carro dos policiais.

  • Recorde: durante 20 anos, Um Tira da Pesada foi a maior bilheteria entre os filmes com censura 18 anos, desbancado apenas por A Paixão de Cristo, em 2004.

  • O filme teve duas continuações, Um Tira da Pesada II (1987) – grande sucesso – e Um Tira da Pesada III (1994), um fracasso moderado.

FONTES: wikipédia, youtube.com, adorocinema.com, nydailynews.com, clubecinema.com.br

Gostou do post? Então curta, comente e indique para o amigo(a) o Blog do Ateliê Recordar. Tudo foi feito com o maior carinho sem ganhar nada em troca. Quer ver algum tema específico? Então comenta aqui para mim! ;)

Posts Em Destaque
Atâlie Recodar - Conheça nossos posters!
Arquivo
Participe do nosso grupo
RECORDAR É VIVER, REVIVER!
Recorde as músicas, brinquedos, moda e comidas da época. Participe das enquetes, veja clipes e volte no tempo conosco.

Primeira vez aqui em nosso site? Seja bem-vindo.

bottom of page